Eu tenho muitos bons motivos para sempre optar pelo trem. Só vejo vantagens, e como minhas viagens sao sempre para turismo e lazer eu nao me importo em passar o dobro do tempo dentro de um trem do que passaria em um avião.

Indo de trem eu não preciso sair de casa 2 horas antes para fazer check in, nao preciso passar pelo rígido controle de segurança onde até ficar descalça faz parte.

Não preciso aguardar mais de 1 hora para pegar minha bagagem e nem mofar na fila da imigração pois quando este existe no trem, você nem levanta do seu assento.

O oficial de imigração passa de pessoa em pessoa para verificar o passaporte. Indo de trem eu tenho a oportunidade de ver onde termina um país e começa outro, dadas as grandes diferenças entre construções, clima e mesmo vegetação.

Tenho liberdade para caminhar por composições, tenho um banheiro maior e a possibilidade de dormir deitada quando consigo encontrar uma cabine vazia. Posso usar celular, tablet, laptop e também tenho tomada para recarregar as baterias se preciso.

E o melhor: tenho o vagão restaurante, onde posso me sentar e além de admirar a paisagem tomar um drink e ter uma refeição com talheres de verdade, nada de plástico quebráveis ao toque.

Por isso, por tudo isso eu amo viajar de trem.