Confira quais as principais dicas para tirar fotos de crianças em viagens, aqui neste artigo.

Antes de avaliar a localização e a luz, antes mesmo de tirar a câmera e escolher a lente, é bom lançar mão de algumas estratégias e um pouco de psicologia, pois serão elementos fundamentais para obter as melhores fotos possíveis de seus filhos, netos, sobrinhas ou sobrinhos.

Uma das coisas que mais prestamos atenção quando estamos viajando são as fotografias, aquelas lembranças que nos farão transportar de volta àquele lindo lugar que visitamos, ou aquela experiência inesquecível, ou mesmo capturar aquele momento constrangedor que passamos em uma terra estranha.

Viajar com crianças é um momento especial em que a família está reunida para ter momentos felizes e lembranças bonitas registradas nas fotos, para quando os pequenos se tornarem mais velhos, possam voltar ao delicioso momento.

Não é preciso uma câmera profissional para registrar os cliques na viagem, apenas seguir as dicas de fotografia que podem ajudá-lo a obter imagens divertidas, bonitas e criativas das crianças em sua viagem.

Mas, se desejar adquirir um equipamento de qualidade para aumentar e muito a qualidade das fotos, o site Amazon é confiável para adquirir uma câmera profissional.

Confira a seguir quais as principais dicas para tirar fotos de crianças em viagens:

Dicas para tirar fotos de crianças em viagens

Como se preparar para tirar fotos melhores

O essencial aqui é que você conheça o seu equipamento, mesmo que não seja um profissional da área da fotografia, é importante que você conheça a câmera que utilizará na sua viagem; cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Além disso, é importante que você entenda como funciona, se é muito bom para fotos ao ar livre, ou sua força são as fotos com pouca luz. A grande maioria das câmeras profissionais ou semi-profissionais tem diferentes variáveis ​​que você mesmo pode controlar, não deixe tudo no “automático”, você vai perder fotos maravilhosas.

Por isso, aconselhamos que você reserve um tempo para conhecer seu equipamento, sair dias antes para tirar algumas fotos e poder ver o resultado, ensaiar e ter mais certeza de como controlar sua câmera.

Busque novas perspectivas na fotografia

Uma foto plana em uma praia pode ser uma foto diferente, divertida e incomum apenas mudando o ângulo da câmera, adicionando um elemento de cor ou criando perspectiva.

O importante aqui não é ser especialista em fotografia, é ousar criar algo diferente, sem medo, aproveitando aquele momento, e experimentar clicar quantas vezes for preciso até conseguir o que deseja.

Não tenha vergonha de criar cenários, tirar fotos contra a luz, tirar fotos de alto e baixo ângulo, tirar fotos exuberantes, você verá que agrega muito mais às suas férias se além de tirar fotos, se divertir tirando elas e depois vendo os resultados.

Você pode dar um sorvete para o seu filho na praia e deixar que se lambuze, assim pode registrar um momento engraçado e divertido, depois é só levá-lo a um chuveiro perto dos quiosques para limpar.

Além de olhar para a câmera e sorrir

Não que seja errado tirar fotos convencionais de vez em quando, olhar para a câmera e sorrir enquanto olha para a paisagem atrás dela, ou, esperando o momento em que a criança sorri.

O que nós propomos é ir um pouco além dessa velha história. São muitas as fotos espontâneas que podem ser as suas favoritas das férias. Acho que as fotos transmitem emoções e em muitas ocasiões o que você faz espontaneamente pode ser captado em uma lente, e você pode registrar a essência das crianças, seus gestos despreparados, um sorriso natural, uma fotografia do pequeno caminhando ou correndo.

Imagine clicar a emoção das crianças ao ver um animal por perto, ao brincar com os amiguinhos na água, ao comer o doce que mais gosta, ao brincar em parques de diversão, etc.

Confira também: Ensaio estúdio gestante – Confira quais os melhores ensaios para registrar o momento especial que é a gravidez!

Perto ou longe, luz ou sombra?

Esses 4 são fatores que muito definem qual será o resultado da sua fotografia, cabe a você definir quando e como utilizá-los. Aqui, daremos algumas dicas que o ajudarão a usá-los com mais sabedoria.

Os detalhes na fotografia são muito importantes, porém não abuse desta ferramenta, usando a macro em suas fotos de viagens permitirá que você destaque algo que particularmente chamou sua atenção, por exemplo, a criança brincando com uma flor, abrindo o pacote de doces que mais gosta, espalhando o protetor solar, etc.

No caso de fotos mais abertas com a visão de todo o panorama, acontece o mesmo, muitas vezes, principalmente nas praias temos a tendência de tirar fotos panorâmicas que se parecem com as outras, aí é onde você encontra um equilíbrio e tire mais energia para focar para que a fotografia fique com tonalidades diferentes.

Pôr do sol e nascer do sol são considerados horas mágicas, duram apenas alguns minutos mas é uma altura em que a fotografia (incluindo câmaras de vídeo) ganha tons especiais, por isso aproveite estes momentos e pelo menos um dia das suas férias levante-se antes do nascer do sol e espere para este magnífico momento de criar uma grande obra fotográfica com o seu filho.

Planeje algumas fotos da sua viagem

Para terminar com estas dicas práticas para conseguir melhores fotografias de crianças nas suas viagens, recomendamos que antes de sair de férias explore um pouco os locais que irá visitar para ter uma ideia de que momentos ou espaços gostaria de fotografar com seus filhos.

Isso vai te ajudar a ter um roteiro de viagem baseado em curtir o passeio sem ficar o tempo todo grudado na câmera ou sem perder a oportunidade de fotografar algum lugar que você tinha em mente e não conseguiu.

Fotografia de crianças em viagens

Outras dicas para tirar fotos com as crianças na viagem

Há fotos que valem porque conta uma história, algo acontece naquele momento ou seus personagens têm muita força de protagonismo, por exemplo, fotos casuais de crianças em lugares do cotidiano, uma praça de mercado, um parque onde vendem balões, comprando sorvete, etc.

Use os ângulos, cortes e diagonais a seu favor, nem sempre tudo deve estar perfeitamente alinhado, não tenha medo de sair do molde.

Quando você volta de viagem e baixa suas fotos, selecione as melhores e reserve um tempo para editá-las e assim terminar melhor sua obra de arte, às vezes é preciso dar um empurrãozinho na cor ou na luz para torná-las ainda melhores.

Não se esqueça de aparecer em algumas das fotos, pedir ajuda a alguém para tirar fotos da família reunida é essencial, sempre deve ter aquela imagem dos pais com os seus pequenos se divertindo nas férias.